• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Conselho de Administração em empresas familiares - Gestão de Negócios. O curso ideal para quem quer fazer carreira neste tipo de organização.

Presentes em diversos setores do mercado, as empresas familiares têm papel fundamental na nossa economia. Por isso, cada vez mais pessoas querem  assumir um lugar de destaque em organizações com esse perfil.

Mas como entrar para a "família"? Eduardo Najjar, professor da Integração Escola de Negócios, responde:

 

O módulo 1 do nosso curso tem como foco a Gestão de Negócios. E seu objetivo é preparar acionistas, herdeiros e executivos para atuarem como membros do Conselho de Administração de uma empresa familiar. Para isso:

• Apresenta as melhores práticas de gestão, liderança e estratégia empresarial.

Oferece uma visão geral das principais atitudes, conhecimentos e posturas dos membros de Conselhos de Administração.

• Busca gerar novos conhecimentos e competências de planejamento e engajamento nos negócios.

Dessa forma, os Conselhos de Administração podem se transformar em vantagens competitivas para as organizações, atuando junto aos Conselhos Familiares nas tomadas de decisões e influenciando positivamente os resultados e o patrimônio corporativo."

Um Conselho de Administração pode ser formado tanto por membros da família como por profissionais. O que, no caso destes últimos, possibilita o desenvolvimento de uma nova carreira. "Você pode ser membro de vários conselhos, em diversas empresas, e fazer disso a sua profissão", continua Najjar.

O professor também dá uma grande dica para quem quer profissionalizar a gestão de uma empresa familiar: olhar sempre para o futuro do negócio. "Ter ampla experiência profissional sobre o mercado e o setor específico em que a empresa atua, saber como funciona a organização, quais são os ganhos e estratégias da implementação de um conselho, como escolher os membros, tudo isso deve fazer parte do background de um conselheiro eficiente.

O empreendedorismo cria empresas. Uma gestão profissional eficiente as preserva e perpetua ", finaliza Eduardo.

Pronto para fazer parte de uma nova família?

Por: Professor Eduardo Najjar