• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

9 hábitos que me ajudaram a prosperar sem me tornar infeliz

Construir uma carreira ou um negócio de sucesso muitas vezes leva empreendedores ao fracasso na vida pessoal. Mas não precisa ser assi.

A busca pelo sucesso é algo constante em nossa vida. Todas as pessoas em algum momento já se imaginaram bem sucedidas e com uma trajetória de conquistas. Entretanto, engana-se quem pensa que há uma fórmula que pode ser aplicada a qualquer momento e que sempre vai trazer os resultados imaginados.

O empresário Marcelo Ostia, proprietário da rede de franquias online Camisetas da Hora, conta alguns passos que o ajudaram alcançar a realização profissional e pessoal. “Não é nenhuma garantia, mas é muito provável que, adquirindo esses hábitos, os resultados comecem a aparecer”, explica o empresário.

1 - Aprender com as falhas

Não desistir. É importante sempre ter em mente que só tem fracasso quem desiste. Cada falha é uma oportunidade de corrigir os erros e aprender uma lição para poder fazer melhor na próxima tentativa. “A falha é o resultado de algo que você não fez bem feito. E ao mesmo tempo, é a chance de provar que você é capaz”, explica o empresário.

2 - Correr riscos calculados

Não invista tudo o que você tem em uma ideia, sem saber se ela vai dar resultado. Correr riscos faz parte do trajeto, mas calcular esses riscos, evitando ser surpreendido é ainda mais importante antes de tomar decisões.

3 - Manter-me informado

Você precisa saber o que está acontecendo dentro da sua área de atuação. Conhecer o seu mercado e o que se passa com os seus clientes mostra-se como algo fundamental para o empreendedor que busca pelo sucesso. “Quem quer prosperar tem que estar sempre atualizado”, completa.

4 - Boas companhias

Observar se as pessoas com quem você compartilha suas ideias são parteiras de sonho ou coveiras. As parteiras, as quais você deve se aproximar, são aquelas que vão te impulsionar e mostrar que você tem que ir atrás do seu sonho. Elas também podem te mostrar que o seu caminho pode dar errado, porém em momento algum elas te pedem para abortar a ideia, sem tentar trabalhar nela. E isso é o que as diferencia das coveiras. “Mantenha-se distante das coveiras dos sonhos. Energias negativas não devem ser bem vindas no seu ambiente”.

5 - Relações profissionais significativas

Sempre tenha pessoas ao seu redor que você possa ajudar. E que essas pessoas também possam te estender a mão nos momentos que você precisar. Conhecer dentro da sua relação profissional quem são as pessoas em quem você pode confiar. “Também é fundamental que você também consiga retribuir essa ajuda quando necessário”, pontua.

6 - Guardar e investir para o futuro

Pensar sempre a médio e a longo prazo. A maioria dos nossos investimentos não devem ser para retorno imediato. Sempre deve-se pensar alguns passos à frente, pois tudo o que investimos hoje deve levar um tempo para dar frutos. É a velha, mas excelente ideia de plantar algo. Os frutos nunca são imediatos, mas sempre que bem feitos, eles vêm. Ter paciência é a palavra-chave.

7 - Cuidar da saúde

Cuidar do corpo e da mente também são ações muito importantes. Manter-se sempre ativo, escolher um hobby e praticá-lo com certa frequência. Jamais abrir mão do seu bem-estar para focar no trabalho. “É muito interessante se você conseguir definir um horário em que você irá focar no trabalho e outro em que você vai se dedicar a você”.

8 - Amar o que faço

É recomendado que você trabalhe ou empreenda em algo que você realmente ame e que realmente tenha prazer de estar trabalhando com isso. “Não seja movido simplesmente pelo fator financeiro, pois o resultado de quando você faz algo que você não ama, pode não ser satisfatório”.

9 - Jamais abrir mão da vida pessoal

Assim como explicado no item 7, a vida pessoal também nunca deve ser deixada de lado. Arrume um tempo para estar com a família, para estar com os amigos. “Não há nada mais prazeroso do que ter um equilíbrio entre todas essas frentes. Nenhuma é menos importante para quem busca pelo sucesso”, finaliza Marcelo Ostia.