• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Atualmente muito tem se falado de coaching e dos benefícios que esse processo pode trazer para as empresas e profissionais:

"Coaching é um personal de negócios" (Jornal do Brasil).
     
"Mude de vida: veja dicas de coaching" (GNT Comportamento).
     
"Coaching como base de apoio para o mercado" (Revista Aspacer).

Muito investimento tem sido feito nessa área:

"Nos EUA investe-se 2,4 Bilhões de dólares ao ano em Coaching"(Market Data Report).
   
"O Executive e o Business Coaching crescem 40% ao ano" (The Economist).
     
" 88% das Organizações do Reino Unido utilizam Coaching" (Bristol University).
     
"70% das empresas australianas contratam Coaches" (Inside Business Chanel).


Afinal, o que é Coaching e como ele pode contribuir para o seu sucesso?

Coaching é um processo que tem como objetivo potencializar a performance de um indivíduo ou organização, aumentando seus resultados positivos, através de metodologia que atua ampliando a percepção, além de gerar foco e novas opções ao coachee (cliente) . O Coaching não pode ser confundido com terapia, consultoria, gerenciamento de resultados ou simplesmente motivar alguém para realizar algo. É um processo que envolve autoconhecimento, planejamento, ação contínua, mudança comportamental, avaliação e medição dos resultados alcançados. Na sociedade atual o conhecimento não é fator determinante para obtenção do sucesso. É necessário ter estratégias mentais eficientes para potencializar recursos e agregar valor. Sendo assim, é neste cenário que um Coach (profissional especializado) pode contribuir com aumento de assertividade e otimização de esforços para realização pessoal e profissional.

Segundo executivos que passaram por um programa de coaching os principais benefícios são o desenvolvimento de habilidades interpessoais e organizacionais essenciais ao sucesso, como motivação, inspiração, persuasão, negociação, planejamento, definição de objetivos, tomada de decisão, o que resulta em aumento de produtividade, qualidade, redução de custos, aumento do lucro final e do comprometimento, melhora de relacionamento com pares e chefes, redução de conflitos, satisfação no trabalho, entre outros.

Quando devo procurar um Coach?

Um Coach pode auxiliar na ampliação de realizações profissionais, em processo de transição de carreira, na abertura de um negócio, no aumento de resultados de uma empresa, na ampliação de realizações pessoais, na conquista de melhor qualidade de vida, para romper limites pessoais, obter vida mais próspera, equilibrada e bem sucedida, aumentar autoconhecimento, auto-estima, autoconfiança, entre outros.

Tão importante quanto saber quando procurar um coach é saber como avaliar se o profissional está capacitado para contribuir com sua realização.

O primeiro passo é verificar se o profissional é habilitado para exercer tal função, ou seja, se possui formação específica como Coach.

É necessário, ainda, checar se ele possui atuação prática e resultados comprovados, além de questionar sobre metodologia utilizada.

Desta forma, optar por um processo de coaching pode ser uma grande decisão para o alcance de um grande objetivo.

Por: Priscila Prado, Psicóloga, Personal e Executive Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coaching.