Quando falamos em tendências organizacionais devemos lembrar que apesar de todo avanço tecnológico as organizações são constituídas de pessoas, e para que elas tenham um bom desempenho é necessário um bom clima organizacional.

Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que exclusivamente do capital humano.

O Capital Humano é o combustível mais valoroso que faz toda a máquina organizacional andar e chegar ao seu destino e para isso precisam ser motivados e valorizados

Mas afinal o que é Clima Organizacional? O Clima de uma organização vem a ser o estado em que se encontra, passível de alterações e sujeito as influências internas e externas.

Dependendo das ações pretendidas na organização, e da forma como será cobrado de seus os colaboradores o comportamento poderá ser positivo ou negativo.

Segundo Sirota e Meltezeri, 2005 o Clima organizacional tem três fatores:

  • Eqüidade: perceber que os superiores são justos na sua relação com a estrutura social;
  • Realização: crescer na carreira, na empresa e estar bem na organização, ser considerado, respeitado;
  • Companheirismo: as pessoas buscam uma relação amistosa (maiores possibilidades de manutenção na posição), “Uma mão lava a outra”.

É importante que a organização se preocupe com a opinião e/ou sugestões de seus colaboradores, para isso é necessário uma pesquisa do ambiente interno conhecida como pesquisa de clima organizacional.
Existem muitas vantagens para a organização e também o colaborador quando se aplica a pesquisa de clima organizacional:

  • É um indicador dos níveis satisfação e insatisfação interna.
  • Melhoria na comunicação entre os departamentos.
  • Melhoria nos comportamentos, independentemente dos resultados obtidos.
  • Indicador de necessidades de treinamento.
  • Fornece subsídios para o planejamento e para implementação de mudanças.

Quando a organização implanta a pesquisa de clima eleva o índice de motivação, dos colaboradores, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "sua opinião é muito importante para nós”.

Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%.

Quanto ao modelo da Pesquisa de Clima, a organização deve implantar aquela se adapta com a realidade, linguagem e cultura de seus colaboradores.

Para a organização tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário, que além da credibilidade no processo, sigilo e treinamento, a área de Recursos Humanos deverá organizar uma equipe de apoio, onde os gestores serão os multiplicadores para auxiliar seus subordinadores no preenchimento da pesquisa.

Após a leitura desse texto, deixo a seguinte questão:

O Papel dos profissionais de Recursos Humanos é transferir aos empresários a responsabilidade pela “não” implantação do Clima Organizacional como ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL para o sucesso da organização?
 
Profa. Kellyn Telles Cunha
Do Curso de Pós Graduação

“Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios”

 

Filiação

Os associados poderão usufruir

Veja

Sindical Retributiva

Emissão do boleto de Sindical Retributiva 2023

Veja