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O Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo - SAESP, com o intuito de facilitar o acesso do judiciário à população, implantou o Posto CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que visa promover uma nova mentalidade, voltada à pacificação social, por meio de uma solução adequada e satisfatória para as partes. Além disso, busca facilitar a solução do conflito, através de um procedimento rápido e sem custo.

 

pergunta 1

  • Acidentes de trânsito;
  • Dívidas com instituições bancárias;
  • Questões de vizinhança;
  • Questões relacionadas a concessionárias de água, luz e telefone;
  • Questões relacionadas a serviços (dívidas em estabelecimentos comerciais e de ensino, dentre outros);
  • Pedido de homologação;
  • Questões sobre Direito do Consumidor.

 

 pergunta 2

A conciliação / mediação são métodos alternativos de resolução de conflitos. O objetivo é prestar auxílio a qualquer cidadão na tentativa de solução de um problema, sem a necessidade de uma decisão judicial. O conciliador ou mediador, pessoa capacitada para a função, ajuda os envolvidos na demanda a encontrarem uma solução juntos, dentro da lei. Não é preciso ser formado em Direito.

 

pergunta 3

A solução do conflito será construída pelas partes, com auxílio do conciliador/mediador, terceiro neutro, voluntário, que tem função de aproximá-las e orientá-las na construção desse acordo. É importante ressaltar que tal procedimento traz muitos benefícios, tais como:

  • As pessoas resolvem as questões em conjunto e todos saem ganhando;
  • É mais rápida do que o processo normal, pois não precisa de produção de provas;
  • O acordo é homologado por um juiz, por isso tem força de decisão judicial;
  • O serviço é gratuito e os conciliadores e mediadores são capacitados pelo TJSP;
  • A oportunidade para as partes falarem sobre seus sentimentos em um ambiente neutro;
  • A compreensão do ponto de vista da outra parte por meio da exposição de sua versão dos fatos, com a facilitação do conciliador;
  • A possibilidade de administração do conflito de forma a manter o relacionamento anterior com a outra parte e a celeridade do processo de conciliação.

 

 pergunta 4

Para agendar audiência de conciliação, a parte interessada deverá comparecer ao Posto CEJUSC-SAESP, munido de documentos pessoais, o nome e o endereço completo com quem pretendem se conciliar. Normalmente, as conciliações são realizadas no período de 30 dias, após abertura da reclamação. O posto oferece à sociedade (Pessoa Física ou Jurídica), uma maneira eficaz e rápida na resolução de seus conflitos, antes do ajuizamento de eventual ação. Se já existe um processo em andamento sobre a questão que pretende resolver, informe ao seu advogado que quer conciliar. Ele peticionará ao juiz solicitando que o processo seja encaminhado ao Cejusc. Cabe destacar que os acordos realizados no CEJUSC–SAESP, seguem para homologação do Juiz Coordenador do Setor, isto acarreta maior segurança jurídica para partes.

 

Cento Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSC CENTRAL – POSTO SAESP
Horário de atendimento - 2ª à 6ª feira - 10h00 às 17h00
Telefone: (11) 3894-1337 | 3086-3476 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rua Estados Unidos, 795 - Jardim América - CEP: 01437-001 - São Paulo - Estacionamento no local.

 

 

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