Quem não se comunica, se trumbica. A famosa frase do apresentador Chacrinha, ícone da TV brasileira nos anos 80, é cada dia mais atual no mundo dos negócios.
A relação entre as áreas de uma empresa é complexa: cada uma enxerga somente as suas metas e objetivos.
Essa falta de visão prejudica o estabelecimento de prioridades comuns a todos. Por isso, um dos maiores desafios para o líder de hoje é manter sua equipe alinhada, o que exige um grande esforço em traduzir e informar a estratégia da organização.
É aí que entra o poder de uma boa comunicação, "Comunicação é o que os outros entendem. Se alguém não entendeu o que você disse, é você que não conduziu direito o processo ", diz o professor Fabio Eltz, da Integração Escola de Negócios.
"Os funcionários são parceiros da empresa. Precisam de informações sobre procedimentos e metas para poder pensar, tomar decisões e solucionar problemas", continua Fábio.
A comunicação é uma ferramenta essencial para a Gestão de Desempenho. Por meio dela, a liderança tem, além de conduzir ações, a capacidade de influenciar comportamentos e unir a equipe em torno de um objetivo comum, criando um ambiente no qual o compartilhamento das informações gere cooperação, comprometimento e motivação nos colaboradores.
Outro ponto fundamental é o feedback.
O líder precisa se comunicar com a sua equipe. Essa atitude demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa, fazendo com que elas tenham o seu trabalho avaliado, o que também é uma forma de valorizá-las.
Antecipamos pra você algumas dicas para melhorar a comunicação na empresa: criar um periódico impresso ou virtual, para que as informações cheguem aos colaboradores de todos os níveis.
Estipular metas e premiações, desenvolvendo assim um atrativo canal de motivação.
Manter sua agenda atualizada também é importante, assim você lembra das suas responsabilidades e do cumprimento de prazos.
"A comunicação não é um fim. É um meio para a Gestão de Desempenho motivar e envolver as pessoas, volta a dizer Fabio. E conclui: "O sangue circula plenamente em nosso corpo para mantê-lo em funcionamento. A comunicação e a informação devem fazer o mesmo pela empresa, para que ela fique saudável e eficaz", conclui Fabio.
*Fabio Eltz, professor da Integração Escola de Negócios, onde ministra o curso de Painel de Comunicação Integrada.