• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Foco e organização são as palavras-chave para desfrutar do aprendizado em 4 semanas de aulas. Não importa o idioma escolhido. Quem pensa em fazer intercâmbio nas férias deve começar a planejar a viagem o quanto antes.

"Planejamento antecipado significa maior folga para o bolso, principalmente na compra das passagens aéreas", afirma Suzana Martins, gerente de Marketing do STB. Siga as dicas do especialista para aproveitar o mês de folga aprendendo uma nova língua e cultura:
 
1 – Deixe o passaporte em dia
 
Pode parecer bobagem, mas muita gente só percebe que o passaporte está vencido às vésperas do embarque – ainda mais se o país escolhido não exige visto. A demanda pelo documento é crescente e os prazos para agendar sua solicitação estão cada vez maiores. Fique atento: muitos países exigem validade de até 6 meses, mesmo que você só permaneça lá por 4 semanas.
 
2 – Planeje os vistos
 
Cada país tem suas próprias regras e alguns regulamentam inclusive quantas horas você deve estudar por semana, se tem permissão de trabalho e até se pode ou não viajar a turismo. Defina quais países você pretende visitar, além daquele onde irá fixar residência durante o curso, e confira as exigências nos sites das embaixadas. E atenção, as regras mudam constantemente!
 
3 - Organize suas finanças
 
O planejamento financeiro é um passo importante para fugir dos juros das parcelas. Lembre-se: o pagamento do curso segue a cotação da moeda do país de destino. Portanto, faça as contas da conversão e estabeleça o seu orçamento com metas claras para aproveitar ao máximo sua viagem.
 
4 – Compre dólares ou euros na baixa
 
Acompanhe diariamente o movimento do câmbio e compredólares ou euros na cotação mais baixa. E nada de guardar dinheiro debaixo do colchão. Hoje os cartões de débito Travel Money são a melhor maneira de poupar em moeda estrangeira com segurança. O cartão pode ser adquirido gratuitamente nas lojas do STB em todo o país ou pelo site www.stb.com.br.
 
5 – Defina seu objetivo
 
Há diversas opções em educação internacional para todos os perfis, idades, gostos e objetivos. Portanto, é importante ter clareza de como você quer voltar dessa viagem. O que pretende trazer na "bagagem" depois de 4 semanas? Fluência no idioma? Estudo e diversão? Ser mais competitivo no trabalho? Com isso definido, fica mais fácil escolher um destino e o tipo de curso.
 
6- Fale com quem entende
 
Para não cair em furadas, procure os especialistas. As agências de intercâmbio sólidas pertencem a associações nacionais e internacionais, conhecem os fornecedores e vão conseguir orientá-lo para deixar sua viagem mais agradável e segura.
 
7 - Use as redes sociais a seu favor
 
Não dispense as redes sociais para obter detalhes sobre o destino e as opções de escolas. Com uma rápida pesquisa você já consegue informações de quem já foi e o que achou do lugar.
 
8 – Defina prioridades nas viagens com amigos
 
Vai viajar de férias para estudar com amigos? Sem problemas, mas certifique-se de que todos têm os mesmos interesses no aprendizado. Uma solução para você fazer o que quer sem se frustrar, nem ficar longe do grupo, é viajar para a mesma cidade, mas frequentar cursos com propostas de ensino distintas.
 
9 - Feche o seu contrato no Brasil
 
Comprar a viagem em uma agência brasileira significa segurança para o consumidor. Afinal, são comuns os casos de estudantes que contrataram serviços de escola e hospedagem pela internet e não encontraram nada daquilo que foi prometido – e pelo qual já pagaram.
 
10 - Acompanhe as notícias sobre a cidade onde irá viver
 
Para não perder shows, espetáculos e exposições, acompanhe as notícias da cidade onde você irá morar. O site do jornal local pode ser uma ótima referência para você saber sobre o que acontece de interessante por lá. É possível programar a compra de ingressos.
 
11 – Prepare uma mala inteligente
 
Leve apenas o necessário, observando o clima do país de destino e também as restrições de bagagem de mão. Para brasileiros, países de inverno rigoroso, por exemplo, podem mudar os rumos do planejamento financeiro de quem precisará se "equipar" para enfrentar o frio.
 
 
www.stb.com.br
(11) 3038-1551