• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Para quem não sabe aonde quer chegar, não existe vento favorável, já diz um velho ditado.

Um dos segredos para o sucesso recomenda que tudo que você quer ser, ter, fazer ou realizar em sua vida só será possível se você tiver uma boa formulação de suas metas e seus objetivos?
 
Pesquisas indicam que apenas 3% dos adultos têm objetivos claros, escritos, específicos, mensuráveis, tempo-limitado, e por cada estatística, eles realizam dez vezes mais do que as pessoas sem objetivos em tudo. Por que é então que a maioria das pessoas não tem objetivos?
 
As nossas conquistas estão intimamente ligadas ao planejamento que fazemos de nossas vidas. Se quisermos algo, precisamos planejar e calcular cada um de nossos passos. A melhor forma de realizar todos os nossos sonhos é planejar. Pare uns minutos de ler este artigo e reflita sobre o que esta faltando em sua vida, hoje, para que você possa se sentir realizado e pleno.
 
Você deve ter pensado em muitas coisas, seja em sua vida pessoal, como em sua vida profissional. Um emprego novo, um relacionamento perfeito, um carro, viagens de férias. Como você se sente ao pensar nisso tudo? Você se sente bem e feliz consigo mesmo? Ou sente que esta fazendo muito pouco para conquistar seus objetivos?
 
Você pode ter tudo o que deseja em sua vida, e para que isto se torne realidade, não basta você apenas acreditar, e muito menos desejar. Você precisa estabelecer seus objetivos, definir suas metas e planejar como pretende chegar lá.
 
Podemos utilizar como metáfora uma viagem. Quando você precisa realizar uma viagem, você a planeja com antecedência, verifica a distancia que irá percorrer o caminho que irá tomar, se irá de ônibus ou de carro, o quanto vai gastar durante o trajeto, se vai parar para comer algo, aonde vai se hospedar. E quanto maior for o planejamento, maiores são as chances de sucesso em sua viagem.
 
Com seus objetivos e metas, você deve ter o mesmo cuidado, para não dizer que pode ter um cuidado ainda maior. O planejamento deve ser muito mais minucioso, com mais detalhes e com etapas bem definidas. Pessoas sem objetivos são como um navio a deriva. Trabalham duro, mas parecem não chegar a lugar nenhum. Ficam exaustas com a quantidade de atividades que exercem durante seu dia Uma das principais razões para que se sintam dessa forma é que eles não passaram tempo suficiente pensando o que querem da vida, e não fixaram metas, não definiram seus objetivos, não contextualizaram seus sonhos.
 
Somente, a correta formulação de objetivos poderá ajuda-lo a levar uma vida muito mais plena e satisfatória. Objetivos bem formulados são uma alavanca para que você tire o máximo proveito de suas habilidades, qualidades e seus talentos.
 
Se pararmos um pouco para pensar essa tarefa não é tão fácil, primeiro porque precisamos definir muito bem o que cada passo significa?
 
Mas afinal de contas o que são metas? Qual a diferença entre metas e objetivos? E sonhos eu tenho muitos sonhos, aonde eles entram?

O QUE SÃO SONHOS?

Muitas pessoas são cheias de sonhos, mas os sonhos por si só, não são suficientes.
 
Sonhos podem ser considerados uma idealização, uma vontade, um impulso, um desejo.
 
Como diz Augusto Cury no livro: Nunca desista de seus sonhos: "Os sonhos são como vento, mas você não sabe de onde vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder".
 
Sonhar é muito importante porque sonhos são como combustíveis para nossa vida. Os sonhos nos dão um senso de identidade, de propósito e de significado. Eles refletem nossas mais profundas aspirações.
 
Porém para que eles se tornem realidades temos antes de tudo, que transformá-los em objetivos.

E O QUE SÃO OBJETIVOS?

Um objetivo é a descrição daquilo que pretendemos conquistar, ele diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido. Objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Objetivo é sinônimo de alvo, ou, o fim a atingir.
 
Objetivos de forma ampla são valores e finalidades expressados em expectativas futuras.
 
Ou seja, o objetivo dá vida e concretiza o sonho. No entanto, muitos possuem objetivos, mas não possuem metas. Os objetivos ficam então "soltos" e automaticamente, você passa a não conseguir atingi-los, pois não há uma clara definição de como irá fazer para atingi-los e em quanto tempo.

E O QUE SÃO METAS?

Uma meta é a segmentação do objetivo, ou seja, o marco que você precisa ultrapassar para chegar lá. Metas não são apenas atividades ou ações programadas. Elas são as escalas que temos de fazer para chegarmos a nosso destino. Muitas vezes os objetivos precisam ser segmentados em etapas para que possam ser alcançados. Essas etapas são demarcadas pelas metas. Cada meta bem definida que você atinge o coloca mais perto de seu objetivo.
 
Definir suas metas ajuda você a escolher aonde você quer chegar. Ao saber exatamente o que você quer conseguir, você sabe onde você tem que concentrar seus esforços. Você também vai detectar rapidamente as distrações que podem, facilmente, te enganar.
 
Metas dão uma clareza muito ampla de como construir o caminho, ou seja, é a distância entre onde você está e aonde se quer chegar?
 
Fixação de metas é um processo poderoso para pensar sobre seu futuro ideal, e para motivar-se para transformar a sua visão desse futuro em realidade.
 
Então resumindo.

  •     Sonho é o propósito maior;
  •     Objetivos é o Destino, ou seja, aonde quer chegar;
  •     Metas é o caminho a percorrer.

Entendido?
 
Se você possui sonhos e metas, mas ainda se sente perdido ao planejar seus passos, entre em contato com um Personal Coach. Ele terá todas as ferramentas e habilidades para ajuda-lo a se direcionar para um futuro de sucesso e realizações. Caso deseje mais informações, estaremos a sua disposição para dúvidas e sugestões.
 
 
Por: Claudia Diás
Coach,Palestras e Treinamentos
Tudo que sua mente pode conceber,você pode realizar.
www.claudiadiasconsultoria.com.br