• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Stress, desânimo, má alimentação, falta de tempo, a vida de pernas pro ar... Estamos perdendo nosso tempo para quê? Para quem? Por que tudo isso acontece? Quem já não se fez estas perguntas

Para entender melhor este processo, precisamos saber o que realmente nos torna felizes, o que nos faz ter energia para continuar, seguir em frente e conquistar a tão sonhada felicidade.
 
Nossas vidas são etapas de um processo muito maior , e para explicar um pouco todo este sistema, optei por utilizar o estudo de Abraham Maslow conhecido como a hierarquia das necessidades de Maslow* (psicólogo americano 1901/1970).
 
Para Maslow o ser humano possui 5 necessidades para estar em vida plena e atingir a tão sonhada felicidade, que são:
 
1ª Necessidade Fisiológica. - Aqui estão todos nos processos de sobrevivência do corpo: alimentação, respiração, excreção, sexo...
 
2ª Necessidade de Segurança – entenda-se como um fator de tranquilidade do ambiente como moradia, estabilidade de emprego, boa saúde.
 
3ª Necessidade de Amor e Relacionamento - Talvez esta seja o maior dos problemas enfrentados nos dias atuais,com a chegada da tecnologia, internet, redes sociais, as pessoas estão cada vez mais distantes, seus relacionamentos são cada vez mais curtos e virtuais , o que reduz a relação física provocando carência de uma vida real.

4ª Necessidade Estima - enquadram-se nesta necessidade os fatores de confiança, conquista, respeito aos outros e com os outros.
 
5ª Necessidade Realização Pessoal – aqui se encontra o Paraíso, o fator da realização, o seu legado, e o por quê ter valido viver até o dia de hoje.
 
Para atingir a verdadeira qualidade de vida desejada, precisamos entender esse processo, saber o que realmente é importante. Nós, seres humanos, temos a necessidade de nos sentir seguros, confiantes, amar, ser amados, ser aceito, pertencer à sociedade que vivemos.
 
"Quem um dia, não pensou em realizar uma viagem dos sonhos - e não se planejou para fazer, mesmo sabendo que o deixaria feliz".
 
" Quem não desejou fazer exercícios diários para conquistar uma vida mais equilibrada e saudável - e não deu nem o primeiro passo"
 
O coaching vem justamente de encontro a esta busca de auto-conhecimento, de desenvolvimento pessoal e profissional, de satisfação e harmonia perdidos nos dias atuais.
 
O Coaching de Vida, ou Coaching Life, como é conhecido em países da América Central e da Europa, atua diretamente na essência do ser como humano, em seus comportamentos diante das dificuldades, em seu auto-controle, em suas crenças limitantes.
 
Com o uso de metodologia, ferramentas e dedicação, o profissional de coaching (Coach) irá contribuir para que seu cliente (Coachee) encontre respostas para uma vida mais tranquila, verdadeira, e com certeza mais feliz.
 
Encontrar o equilíbrio em nossos desejos, aceitar nossos limites e superá-los, chegar o mais longe que possamos ir, é filosofia que torna importante o trabalho realizado por um Coach ( profissional).
 
"Temos como objetivo, levar nosso cliente do estágio A (atual) a um estágio B (desejado), caminhar em conjunto para atingir seu objetivo, a sua felicidade".
 
É importante em um trabalho de coaching a total integração do cliente com o processo, é necessário dedicação, persistência, perseverança e grande vontade de superar desafios. Todo o processo realizado em uma sessão de coaching tem seu resultado a partir do momento em que o cliente se permite realizar as tarefas necessárias, a se aceitar sua verdadeira essência e a interagir com seu eu interior.
 
Concluindo, permita-se a realizar um processo de coach em sua vida, desfrute melhor de tudo o que você conquistou, encontre a serenidade que deseja para você e sua família. Acredite, você é o que deseja ser, seu futuro começa hoje.
 
Por: Leandro M. Rodrigues.
Master Coach - IBC
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.
www.coachleandrorodrigues.com.br
www.co-criacao.net