• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Conselho de Administração em empresas familiares - Governança Corporativa e Familiar

"Todas as famílias felizes se parecem, as infelizes são infelizes cada uma à sua maneira". Assim começa Anna Karenina, um dos romances mais conhecidos da literatura mundial.

Agora, já pensou se o grande escritor russo Tolstói vivesse na correria dos nossos dias? E, sabe como é escritor, tivesse que trabalhar numa empresa para complementar seu orçamento? Talvez ele escrevesse mais ou menos assim: "Todas as empresas familiares se parecem, as incompetentes são incompetentes cada uma à sua maneira."

Bom, aqui você não precisa ser um Tolstói pra entender de família. " O módulo 2 do nosso curso tem como foco a Governança Corporativa e Familiar. E seu objetivo é preparar acionistas, herdeiros e executivos para pensarem a estratégia da empresa: seu desempenho e posicionamento. Resumindo, você vai aprender a administrar um Conselho de Administração, diz o professor Eduardo Najjar, da Integração Escola de Negócios.

O Conselho de Administração integra a Governança Corporativa das organizações com sua estratégia e visão do futuro. E tem papel fundamental na discussão, aprovação e monitoramento empresarial, traçando desafios para os próximos anos. Para isso, este curso:

 

  • Oferece uma revisão geral das principais práticas, atitudes, conhecimentos e posturas dos membros de Conselhos de Administração, como no módulo 1

  • Estimula a lidar com desafios inéditos, encontrar soluções, liderar em contextos turbulentos e motivar e integrar grupos.

  • Aprofunda os conhecimentos que apoiarão a atuação dos membros de Conselhos de Administração

  • Define com exatidão os campos de atuação e a dinâmica de funcionamento do Conselho de Administração e do Conselho de Família.

 

"Nossa metodologia associa os mais modernos conhecimentos sobre os Conselhos de Administração à sua prática, por meio de casos vivenciais e discussão com grupo de Conselheiros e de executivos", diz Najjar.

E finaliza com uma dica: "Se reinvente a todo instante, estude, se informe, seja um profissional que faz a diferença. Como o próprio nome diz, um Conselheiro precisa estar sempre apto a indicar os melhores caminhos nas tomadas de decisão". Tolstói assinaria embaixo.