• 1
  • 2
  • 3

Boletim Eletrônico - SAESP

Saiba como usar esta ferramenta para influenciar sua carreira

Todos nós temos habilidades e limitações. A partir do momento em que você as conhece, passa a saber como lidar com elas, descobrir novos caminhos e traçar estratégias para alcançá-los. Isso é autoconhecimento. E quem tem sucesso nessa busca, sai na frente no mundo competitivo em que vivemos.

Só que descobrir-se às vezes não é fácil. É aí que entra o Coaching, uma ferramenta de autoconhecimento profissional que possibilita o acesso às habilidades, qualidades, pontos fracos e fortes de uma pessoa.

"O Coaching amplia as percepções, você enxerga o que quer de uma maneira diferente. Também ajuda a rever as crenças e os valores da pessoa, porque é isso que rege o comportamento. Quando você conhece os seus valores e os valores dos outros, você passa a entender melhor as pessoas", diz Lucila Marques, professora da Integração Escola de Negócios,

O Coaching é um trabalho comportamental, não importa a área em que o profissional atue. Importa o comportamento que ele vai ter em determinadas situações. Além do Coaching de Carreira, que é o assunto deste texto, são 3 os tipos de Coaching:

 

  • Corporativo: para o desenvolvimento de lideranças.

  • Executivo: para gerar atuações de alta performance no trabalho, possibilitando grandes resultados para a empresa.

  • De vida: para quem deseja equilibrar vida profissional com a pessoal, gerando maior satisfação em todas as áreas da vida.

 

Mas, e o coach, quem é? É o condutor do processo, um profissional que ajuda você a investir em metas financeiras ou pessoais, desenvolver ou melhorar alguma competência específica (comunicação, liderança, relacionamento, planejamento, organização, disciplina), mudar de emprego ou de carreira, se preparar para uma promoção, planejar a aposentadoria, entre outros casos.

Agora, segundo Lucila, o grande diferencial do coach é gerar insights na pessoa. Fazer com que ela se sinta confortável para agir, tomar uma atitude. O coach coloca as perguntas certas, mas não dá as respostas.

"Uma pergunta frequente que o Coache e (o profissional que está passando pelo processo de autoconhecimento) faz ao seu coach é: Como você garante o meu sucesso", continua Lucila. E ela logo responde: " Quem garante é você mesmo, desde que se permita aprender a aprender".

Lucila ainda revela como contratar um coach:

 

  • Informe-se sobre a experiência profissional dele, se o background empresarial do coach está de acordo com os objetivos que você busca.

  • Verifique se o coach já exerceu funções de liderança ou gestão.

  • Pesquise o seu perfil: o quanto ele está envolvido no mundo do Coaching, a dedicação que ele disponibiliza à atividade.

 

"Muita gente sabe o quer, sô não sabe como chegar lá. Quando o seu armário está desorganizado, você tira todas as suas roupas e reorganiza tudo de novo, por cor. O Coaching é assim, é como rearrumar o seu armário", finaliza Lucila.

Por: Lucila Marques