EMPREGABILIDADE - EXIGÊNCIA OU NECESSIDADE?
Gerenciar a carreira profissional como se faz a gestão de um negócio é o desafio dos profissionais do mercado contemporâneo.
O administrador modernizou-se e passou a ter a nomenclatura de gestor.
A essência deste profissional nos dias atuais não é mais aquele profissional que tem como atribuição encontrar soluções para os problemas típicos de uma organização tais como liderar equipes, produzir, calcular preços e principalmente tomar decisões.
A figura do profissional viciado em trabalhado, no termo inglês “workaholic”, que não falta e está sempre à disposição da organização excedendo seu horário de trabalho até quando não está presencialmente na empresa, não é mais o perfil essencial nas organizações.
Pelo contrário, isto pode ser um sintoma de desorganização de tempo e trabalho.
O perfil adequado às organizações atuais é o perfil do gestor empreendedor.
Na literatura podemos encontrar várias definições de empreendedor e no dicionário de ciências sociais encontramos as seguintes definições:
“O termo empreendedor denota a pessoa que exercita total ou parcialmente as funções de:
a) Iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio da empresa: e/ou
b) Assumir os riscos, nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica e do conhecimento imperfeito do futuro e que não pode ser convertido em certos custos através de transferência, cálculo ou eliminação.”
É o profissional que faz as coisas antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias, age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços e aproveita as oportunidades fora do comum para começar um negócio novo, procura novas fontes de recursos, novos mercados, novas ofertas,etc.
É o profissional que assume riscos porque o mercado é dinâmico e exige constantes mudanças. Preocupa-se com o futuro porque o futuro é imperfeito também para a empresa.
Portanto, o perfil do gestor para as organizações modernas é o perfil do profissional que encontra novas soluções , realiza, tem persuasão, tudo isso aliado ao planejamento.
Não é mais o perfil da figura profissional fazedora.
Estas características demonstram “empregabilidade”.
Termo utilizado nos dias atuais para profissionais que passam a ter a responsabilidade de desenvolver sua carreira profissional, com iniciativa de investir na sua própria carreira, não é dependente da empresa para melhorar suas habilidades e conhecimentos.
Empregabilidade está mais associada a atitudes do gestor do que propriamente a seus conhecimentos e habilidades. Estes complementam e se somam a empregabilidade.
As atitudes do gestor para uso de sua “empregabilidade” devem utilizar outra característica fundamental do empreendedor que é o poder de persuasão e rede de contatos.
Para isto, ele deve ter conhecimentos suficientes de estratégia e ferramentas de marketing que podem auxiliá-los nesta função de gestão de empregabilidade.
O mais recomendável no mercado atual é fazer uso de ferramentas de internet como desenvolvimento de Blogs, desenvolvimento de perfil em redes sociais como Facebook e no segmento empresarial, desenvolvimento de perfil no Linkedin - a rede virtual de empresas.
O conteúdo deve sempre abordar temas referentes à sua carreira profissional e até mesmo atividades paralelas de voluntariado. O profissional deve evitar ao máximo, conteúdos sociais ligados a sua vida íntima e familiar.
A empregabilidade requer uso de estratégias pró-ativas para influenciar ou persuadir terceiros, utilizar pessoas-chave como meio para alcançar seus próprios objetivos e agir para desenvolver e manter um bom relacionamento comercial.
Ela é uma exigência para o profissional contemporâneo. Num mercado onde há cada vez mais concorrentes, cada vez mais opções, o trabalho sempre existirá onde há produtos, serviços e problemas a serem resolvidos. Sempre será preciso talento onde há necessidades de ajuda, solução e cooperação.
Portanto, a utilização de estratégia de marketing pessoal aliada às ferramentas oferecidas pela internet, são fundamentais para manter a empregabilidade dos profissionais contemporâneos em gestão de negócios.
Wlamir Bello
Consultor de Marketing
Sebrae-SP