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Quem não se comunica, se trumbica. A famosa frase do apresentador Chacrinha, ícone da TV brasileira nos anos 80, é cada dia mais atual no mundo dos negócios.

A relação entre as áreas de uma empresa é complexa: cada uma enxerga somente as suas metas e objetivos.

A concorrência cada vez maior nas empresas, a chegada da Geração Y, a tecnologia que domina o mundo dos negócios, tudo isso é um desafio para o profissional de hoje, que trabalha mais e tem menos tempo para investir no seu lado pessoal.

É preciso mudar sempre para continuar o mesmo. Você conhece esta famosa frase de um personagem do filme O Leopardo, do mestre italiano Luchino Visconti? O filme é de 1963, mas o conceito é super atual. E serve tanto para o lado pessoal quanto para o profissional.

Na nossa era da informação, as mudanças são cada vez mais rápidas. Um profissional precisa se reinventar o tempo todo, mas não pode nem deve perder a sua essência e inovação. É isso que as empresas querem e precisam para crescer e alcançar os resultados desejados.

Sabe aquele chefe que se acha dono da verdade, lidera pelo medo e é odiado pelos seus colaboradores? Está demitido.

Vivemos uma era de grandes mudanças nas empresas. A liderança hierárquica é cada vez mais substituída pela liderança cooperativa com foco no resultado.

O cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto".

O foco de hoje está na necessidade desse cliente e até mesmo na oferta de produtos que nem ele imagina que precisa.

O que faz a diferença: saber o que e como oferecer o melhor ao consumidor.

É por isso que toda organização que quer crescer e ter sucesso no mercado deve investir na capacitação. Só colaboradores bem treinados podem produzir valor.

O treinamento desenvolve o conhecimento, as habilidades e as competências dos profissionais, valores essenciais para os resultados da empresa.

IAlém de estimular a confiança e a motivação das pessoas.

Como todo mundo sabe: colaborador valorizado é sinônimo de colaborador pró-ativo e feliz com seu ambiente de trabalho.

"Quanto mais experiência e treinamento, mais você tem know-how.

Segundo ele, o "saber fazer" é a soma de 3 fatores: talento + disciplina + entusiasmo. Lucimar Delaroli, professora da Integração Escola de Negócios, concorda com Charam.

"É a grande diferença entre ser brilhante e ser mais um, diz ela.

E finaliza: "O treinamento é um ganho extraordinário para o profissional".

E nunca, nunca mesmo, pode ser considerado perda de tempo. A não ser que esteja sendo mal conduzido."

*Texto de: Lucimar Delaroli, professora da Integração Escola Negócios, onde ministra cursos de Recursos Humanos.