No competitivo mercado de trabalho atual e no contexto em que o Brasil esta inserido dentro do mundo globalizado, como um dos 5 membros do BRICS (Brazil, Russia, India, China and South Africa) e sede de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo, as Olimpíadas entre outros. O candidato a um novo posto dentro das organizações deve possuir em seu currículo, essencialmente, o curso superior e dominar pelo menos o idioma Inglês.
O mercado brasileiro está crescendo e as oportunidades para quem fala o Inglês fluentemente crescem junto com os investimentos estrangeiros e o aumento das transações internacionais. Uma prova disto é a quantidade de empresas estrangeiras, que se instalam mês a mês nas principais capitais brasileira.
O conhecimento e o domínio do idioma inglês são fundamentais e o Espanhol já é desejável nos processos de recrutamento realizado pelos Headhunters, atualmente ter o inglês fluente pesa mais do que um curso de MBA ou de pós-graduação na disputa por uma boa posição no mercado de trabalho.
No Brasil, segundo estudo da Eurobarometer, menos de 2% da população brasileira fala inglês. Este número é desastroso se comparado à proficiência do idioma inglês nos países pertencentes ao bloco da União Européia (41% excluídos os países onde o inglês é a língua pátria) e ainda é tímido se comparado com países como: México (4,6%), Rússia (4,9%) e Índia (26,8%).
Este percentual pequeno da população que fala inglês é insuficiente para suprir demanda do mercado. O que faz estes profissionais serem valorizados, conforme pesquisa salarial da Catho online. No ano de 2010 a diferença média entre os profissionais que falam inglês fluentemente para aqueles que não falam era em torno de 21% e agora em 2011, passou para 28% entre os executivos.
Segue abaixo um quadro comparativo sobre os níveis hierárquicos e o domínio do idioma:
Nível Hierárquico |
Falo e escrevo corretamente |
Falo fluentemente com alguns erros |
Falo com dificuldade |
Técnico para leitura |
Não falo |
Diretor |
33% |
30% |
21% |
9% |
8% |
Gerente |
19% |
23% |
26% |
15% |
17% |
Consultor |
15% |
19% |
27% |
23% |
17% |
Supervisor / Coordenador / Chefe |
7% |
8% |
21% |
19% |
45% |
Profissionais especializados |
12% |
16% |
26% |
21% |
15% |
Secretária |
22% |
14% |
26% |
8% |
29% |
Técnicos |
5% |
6% |
19% |
30% |
41% |
Assistente / Auxiliar / Operacional |
7% |
5% |
18% |
12% |
58% |
Trainee |
7% |
12% |
23% |
21% |
37% |
Estagiário |
9% |
12% |
28% |
15% |
36% |
% por fluência |
10% |
12% |
23% |
18% |
37% |
Cuidado com as armadilhas
Existe hoje no Brasil uma grande oferta de cursos de idiomas oferecidos por diversas redes de ensinos, bandeiras brancas ou por professores particulares. Mas o consumidor deve estar muito atento as armadilhas. Escolher uma instituição reconhecida nas grandes organizações e internacionalmente, o ajudará a evitar algumas armadilhas como: "conheço um amigo que estudou 6 anos em determinada escola e não consegue se expressar em inglês" ou "conclui o avançado, mas não consigo fazer apresentação em inglês ou participar de reuniões na empresa".
A procura por cursos rápidos para quem esta buscando ampliar seus conhecimentos com rapidez tem aumentado. Mas os interessados nestes tipos de cursos têm que ter em mente a questão da disponibilidade de tempo que possui para se dedicar ao curso, não somente o tempo em sala de aula, mas o tempo de realização dos exercícios e das atividades on-line (como o oferecido no Yázigi Express), além do seu próprio comprometimento. Estes pontos são determinantes de sucesso no aprendizado.
Pontos importantes a serem observados na escolha de uma instituição de ensino:
- Existe uma garantia de aprendizado na instituição que pretendo fazer o idioma (Inglês, Espanhol, entre outros)? Como esta garantia funciona?
- O curso oferecido segue algum padrão internacional? Exemplo: Common European Framework of Reference for Languages (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).
- Converse com os alunos do avançado ou que estão concluindo o curso se eles se sentem seguros em participar de reuniões ou fazer uma apresentação para estrangeiros.
- Verifique se existem reclamações da instituição no Procon ou em sites como o www.reclameaqui.com.br
- No caso de professores particulares é muito importante uma recomendação de quem já estuda com este profissional e questioná-lo principalmente sobre os pontos acima e sobre a proposta pedagógica destas aulas e como será avaliada a evolução do idioma, para não correr o risco de ficar em sessões de conversas (talk session) em nível intermediário ou pré-intermediário.
Apreender um segundo ou um terceiro idioma, não é apenas para preencher o currículo, é garantir uma boa oportunidade de trabalho, apreender outros idiomas e estar preparado para o mercado de trabalho, para expansão de negócios, para viagens internacionais a trabalho ou a lazer, conhecer novas tecnologias e informações, conhecer novas culturas, além de abrir fronteiras culturais e fazer parte da formação de um cidadão globalizado.
Por: Richard Barbosa - Diretor Yázigi Penha